29 de dez. de 2011

Como Tirar Passaporte

Passaporte é um documento que a gente só se lembra dele quando precisa, né?! O problema é que não dá pra deixar pra tirar em cima da hora, pois não fica pronto de um pro outro. Além disto, se a viagem for para os EUA ainda tem o tempo do processo do visto. Então, melhor fazer isto o quanto antes.


É tão fácil (não se assuste com o tamanho do post) que não precisa empurar pra depois. Dá até pra colocar na Listinha Mágica, o passaporte, o visto e, claro, a viagem. Então vamos ao passo-a-passo.

1. Você deve solicitar a emissão do passaporte no site da Polícia Federal. Para isto, clique aqui e preencha com seus dados. Se tiver dúvidas no preechimento, ligue 194 ou envie um e-mail para faleconosco@dpf.gov.br.

2. Na última tela do preenchimento, em "Local de Atendimento", você deve preencher com a cidade e o posto onde você irá levar a documentação e, posteriormente, buscar o passaporte. Depois o código de segurança e clique em "Enviar".

3. Clique em "Gerar Protocolo" e imprima.

4. Depois, clique em "Gerar GRU" (guia para pagamento da taxa). Você deverá pagar esta guia e levá-la quitada no posto escolhido, juntamente com os seguintes documentos (todos originais):
  • Carteira de Identidade (se for carteira de motorista, leve também certidão de nascimento para mostrar a cidade de seu nascimento);
  • CPF;
  • Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve). Na falta dos comprovantes, declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais, ou justificativa eleitoral.
  • Para os homens, comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.

5. Em alguns postos da PF é preciso agendar. Clique aqui e verifique se para o local que você escolheu é necessário. Mas você conseguirá fazer isto após requerer o passaporte.

6. No dia marcado, capriche no visual. A foto será feita lá. Então, não é necessário levar fotografia.

7. Para consultar o andamento do seu pedido de passaporte é só clicar aqui.

8. Seu passaporte vai estar disponível após uma semana, em média. E apenas você poderá buscá-lo. Me lembro que recebi um e-mail da PF informando que o passaporte já estava disponível.

Agora só falta o visto. Mas isto são cenas dos próximos capítulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...